Categorias
Conteúdos relacionados Publicações

A bioeconomia no Amazonia 2030

As zonas florestadas correspondem aos municípios com cobertura vegetal original majoritariamente florestal. Já os municípios da zona florestal sob pressão possuem grande cobertura florestal, porém estão sob processo acelerado de desmatamento recente.

A zona desmatada corresponde aos municípios que já perderam mais de 70% da sua floresta. Finalmente, a Zona Urbana foi definida com os critérios usados pelo IBGE.

Para cada macrozona o estudo propõe relevantes prioridades, mas carece de indicadores relativos à implementação das ações propostas. Uma importante contribuição para pesquisadores dedicados ao estudo da bioeconomia na Amazônia.


Categorias
Conteúdos relacionados Publicações

Riscos e insegurança para uma bioeconomia sustentável

“A Amazônia tem sofrido cada vez mais com a ameaça do crime e da violência que avança de forma descontrolada. Se o desmatamento desenfreado e a exploração ilegal de minérios são variáveis presentes há décadas na região, que também convive diariamente com a violência decorrente dos conflitos fundiários, a disseminação de facções criminosas que atuam especialmente no narcotráfico é um fenômeno que se consolidou há cerca de uma década, gerando crescimento dos homicídios e ameaçando ainda mais o modo de vida dos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas”

Fonte: Segunda edição do relatório Cartografias da Violência na Amazônia do Fórum de Segurança Pública (FSP)