Conselho de orientação

O Conselho tem por missão contribuir na concepção e implementação dos objetivos, da metodologia, dos resultados almejados e dos impactos decorrentes do Projeto Bioeconomia. Em complemento, cabe ao Conselho acompanhar sua realização, orientar e auxiliar os pesquisadores na solução de eventuais desafios científicos, além de recomendar os meios e métodos para superá-los.

Reuniões

25 de outubro de 2021

Integrantes

Carlos Roberto Bueno, FAS. Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Doutorado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Produção de Alimentos, atuando nos temas de agricultura tropical e meio ambiente, hortaliças alternativas da Amazônia e fisiologia vegetal.  E membro do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos – GEEA, membro do Comitê de Apoio ao Agronegócio no Amazonas (Federação das Indústrias do Amazonas), do Conselho Estadual do Meio Ambiente, do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus, do Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. Atualmente é Coordenador de Relações Institucionais da Fundação Amazonas Sustentável. 

Eduardo Coelho Cerqueira, UFPA. Professor Associado II da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra e pós-doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra e em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia em Los Angeles . Foi Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra até 2009. Seus interesses são: Mobilidade, Multimídia, Qualidade de Experiência, Computação Ubíqua e Pervasiva e Internet do Futuro.

Elizabeth Farina, WRI. Diretora Executiva do WRI Brasil, instituto de pesquisa no qual lidera uma equipe de profissionais que atuam no desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades. Foi Diretora Presidente da UNICA – União da Indústria de Cana de Açucar de 2012 a 2019. É professora titular aposentada da Faculdade de Economia, Administração e Contábeis da Universidade de São Paulo.. É o membro CORS- Center for Organization Studies da USP. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo, doutorado em Economia e Livre-Docência pela mesma Universidade. Foi Vice Coordenadora do PENSA – Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial da FEA-USP.De 2004 a 2008 foi Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Ministério da Justiça. Foi membro da Diretoria da International Competition Network, representando o CADE.. É membro da Academia Nacional de Agricultura.  

Joaquim Martins Guilhoto, OECD.  Economista da OCDE (Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação) e professor da FEA-USP. Foi professor visitante no MIT (Massachusetts Institute of Technology), Universidade de Illinois, Universidade Paris-Dauphine, e Universidade de Lisboa. Foi Chefe do Departamento de Economia e Vice-Diretor da FEA-USP. Possui vasta experiência em trabalhos relacionados com meio-ambiente e economia regional, tendo a análise de insumo-produto como a sua principal ferramenta de pesquisa. Possui mais de 300 trabalhos publicados na sua área de pesquisa, entre livros, artigos e capítulos de livros.

Paulo Moutinho, IPAM. Doutor em ecologia, pela UNICAMP, estuda as causas do desmatamento na Amazônia e suas consequências para a biodiversidade, mudança climática e habitantes da região. Tem trabalhando na Amazônia brasileira há mais de 20 anos e foi co-fundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM, do qual foi Diretor Executivo por duas vezes. Moutinho foi também co-fundador do Observatório do Clima, uma rede de instituições brasileiras para o debate das mudanças climáticas. Participou ativamente do estabelecimento do Fundo Amazônia e da Política brasileira Nacional de Mudança Climática e lançou o conceito base no qual se apoiou o mecanismo de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação), mecanismos este atualmente em debate pela Convenção de Mudança Climática da ONU. Atuou também, por vários anos, como Professor da Universidade Federal do Pará e como cientista adjunto associado ao The Woods Hole Research Center (WHRC) nos EUA . Atualmente é pesquisador sênior do IPAM e membro associado do WHRC para questões de política ambiental. 

Priscila Matta, Natura. Possui graduação em Ciências Sociais (1997), mestrado (2006) e doutorado em Antropologia Social (2015) pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA- USP). Foi colaboradora do Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e do Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé). Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em etnologia indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, saberes locais e natureza. Prestou serviços para organizações governamentais e não-governamentais em temas relacionados à conservação ambiental, educação, gestão territorial e valorização cultural. Empreendeu vários estudos e pesquisou os modos ameríndios de conhecer as florestas: produção de relações e percepções. Em 2011, coordenou o painel de diálogo sobre o envolvimento de crianças e adolescentes em cadeias produtivas em comunidades agroextrativistas.  Desde 2007 atua na empresa Natura Cosméticos com estratégia e uso sustentável da biodiversidade, povos tradicionais e comunidades agroextrativistas, Amazônia, resíduos sólidos e logística reversa. Atualmente atua na área de sustentabilidade e lidera a estratégia de biodiversidade e Amazônia.

Thais Maria Ferreira de Souza Vieira, ESALQ/USP, Professora Associada da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), com graduação em Engenharia Agronômica (USP, 1995) e doutorado em Tecnologia de Alimentos (UNICAMP, 2003), com período no CIRAD, Montpellier, França. Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, Davis (2018-2019) e pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (2003-2005). Projetos de pesquisa são voltados ao desenvolvimento de processos sustentáveis para obtenção de produtos com alto valor agregado a partir de co-produtos e resíduos agroindustriais. Coordenadora de convênios de cooperação internacional (Agrosup Dijon, ONIRIS, Agrocampus Ouest, Bordeaux Sciences Agro, Vetagrosup, UFRO) e do programa de duplo diploma ESALQ/ONIRIS (França). Coordena disciplinas de graduação e pós graduação em desenvolvimento de produtos e processos, inovação e qualidade em pescado. Foi vice coordenadora da Comissão de Coordenação de Curso – Engenharia Agronômica e coordenadora da Comissão de Coordenação de Curso – Ciências dos Alimentos. Atualmente é Presidente da Comissão de Graduação da ESALQ. Vencedora do Prêmio de Excelência em Docência de Graduação da ESALQ e do Prêmio de Excelência em Docência da USP.. Fundadora e Coordenadora do grupo ESALQ Food.