Sobre o Grupo de pesquisa

O grupo de pesquisa Bioeconomia da Amazônia tem como característica a multidisciplinaridade de seus integrantes, reunidos com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria das condições de vida das populações da floresta na Amazônia a partir da estruturação de cadeias de valor da biodiversidade.
Nossos Focos de Pesquisa (Linhas de Ação)
O trabalho do grupo se concentra na análise detalhada de cadeias produtivas específicas, além de abordar a bioeconomia da Amazônia de forma abrangente. Nossas principais linhas de pesquisa incluem:
- Cadeias de valor da Bioeconomia na Amazônia
- Cadeias de valor do Açaí
- Cadeias de valor do Cacau da Amazônia
- Cadeias de valor da Meliponicultura amazônica
- Cadeias de valor do Pirarucu
- Territórios da Bioeconomia na Amazônia – produtos florestais não madereiros.
Nossa Equipe e Parcerias Estratégicas
Somos uma equipe composta por pesquisadores, estudantes, técnicos e colaboradores. O grupo é liderado pelos Professores Adalberto Val e Jacques Marcovitch, e em sua composição atual, conta com 22 pesquisadores associados. O grupo também tem colaboração com pesquisadores de instituições estrangeiras.
Instituições Parceiras
Para garantir a relevância e o impacto de nossa pesquisa na Amazônia, mantemos colaboração formal com importantes instituições:
- Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
- Universidade Federal do Pará (UFPA).
- Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
- Instituto Peabiru (PEABIRU).
Repercussões e Divulgação de Conhecimento
A exteriorização ampliada do conhecimento produzido pelo nosso grupo pode ser consultada através de diversas plataformas digitais:
- Portal Bioeconomia: O site oficial do nosso trabalho é
- Workshops e Diálogos: Divulgamos regularmente nossos estudos por meio de eventos públicos, incluindo o “I Workshop Bioeconomia”, “II Workshop Bioeconomia”, “III Workshop Bioeconomia”, “Diálogos Bioeconomia” e “Relatos de pesquisa de campo” (todos com endereços de acesso fornecidos nas fontes). Consulte o nosso Canal do Youtube para mais conteúdos
Contato
Para mais informações ou colaborações:
- Localização (Sede): Avenida Professor Luciano Gualberto, 908, Sala 190, Butantã, São Paulo, SP, 05508010.
- Website: bioeconomia.fea.usp.br.
- E-mail: mudarfuturo@usp.br ou Telefone: (11) 3091-5843
Atividades do Grupo de Pesquisa
Workshop de Bioeconomia
USP/FAPESP – INPA/FAPEAM
Os Workshops de Bioeconomia são uma iniciativa que busca analisar os componentes das cadeias de valor e identificar os fatores inibidores e propulsores em prol da sustentabilidade e competitividade, além de propor ações que promovam a geração de emprego, renda e bem-estar.
III Workshop
Os pagamentos por serviços ambientais beneficiam as comunidades locais?
21 de setembro de 2022
II Workshop
Bioeconomia e cadeias de valor
Fevereiro de 2022
I Workshop
Prioridades para o estudo de Bioeconomia
Agosto de 2021
Curso
Governança Ambiental: Bioeconomia na Amazônia
Programa de Pós-graduação em Administração – FEA/USP Coletânea de conteúdos da Disciplina EAD 5978: Governança Ambiental: Bioeconomia na Amazônia

Objetivo Geral
Avaliação dos resultados e impactos dos projetos do “Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia MCTI” para a promoção e agregação de valor em cadeias produtivas oriundas da biodiversidade brasileira, considerando a sustentabilidade e o bem estar das populações.
A proposta pretende contribuir com subsídios para a recém-criada Estratégia Nacional de Bioeconomia (Decreto 12.044, de 5 de junho de 2024).
Quem Está Realizando o Projeto?
Participam deste projeto o Grupo de pesquisa de Bioeconomia da Amazônia sediado na FEA-USP e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de sua Coordenação de Programas e Projetos em Bioeconomia, COBIO. O projeto é classificado como Auxílio à Pesquisa em Políticas Públicas, é financiado pela FAPESP.
Vigência
O projeto tem início em 1º de novembro de 2025 e se estende até 30 de setembro de 2028
Destaques
- Vozes da Bioeconomia Amazônica: Um Agradecimento às Comunidades e Atores das Cadeias de Valor da AmazôniaNosso objetivo com esta publicação é dar voz aos verdadeiros protagonistas das cadeias de valor, destacando seus saberes, as barreiras que enfrentam e a imensa importância de seu trabalho para a conservação da floresta e para a construção de um desenvolvimento genuinamente sustentável.
- Amazônias: Espaço Vivo, Social, PolíticoSão Paulo, Edusp, 2025. Christiane Taubira (coord.), Camila Perruso e Djamila Delannon (orgs.) Contribuição da USP para a reflexão em torno dos temas tratados na COP-30, trigésima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, um dos mais importantes fóruns mundiais de discussões e de tomada de decisões acerca das medidas e ações voltadas à sustentabilidade… Leia mais: Amazônias: Espaço Vivo, Social, Político
- Indicadores para uma bioeconomia sustentável na AmazôniaA publicação da FAO, “Indicadores para Bioeconomia Sustentável: Rumo à Construção de uma Estrutura de Monitoramento e Avaliação”, junto com seu banco de dados, traz uma contribuição importante para analisar o impacto das cadeias de valor da bioeconomia na Amazônia. Seu conteúdo apresenta indicadores úteis para identificar prioridades de ação, além de conceber e propor políticas públicas. Suas… Leia mais: Indicadores para uma bioeconomia sustentável na Amazônia
- Seminário “China, uma jornada por ciência, tecnologia e inovação”O conteúdo oferece um relato do pesquisador após recente missão da delegação da Academia Brasileira de Ciência (ABC) à China, seguida de uma sessão interativa com comentários dos participantes. Um conteúdo que sublinha a conexão da pesquisa com os desafios societais e a necessidade de prioridades para a cooperação científica Brasil-China. Participaram do debateExpositor: Adalberto… Leia mais: Seminário “China, uma jornada por ciência, tecnologia e inovação”
- Degradação da Amazônia cresce 163% em dois anos, enquanto desmatamento cai 54% no mesmo período‘Saldo negativo’ da proteção do bioma registrado entre 2022 e 2024 pode comprometer metas internacionais do Brasil, alertam pesquisadores do Inpe e colaboradores na revista Global Change Biology
- The Açaí Value Chain: Articulation and Access to BenefitsArticle by Flora Bittencourt • Manoel Potiguar • Thiara Fernandes. This chapter originally appeared in Portuguese in the book Bioeconomia para quem? Bases para um desenvolvimento sustentável na Amazônia”, edited by Jacques Marcovitch and Adalberto Val (Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, 2024
- Atlas da Amazônia BrasileiraInformações e Downloads da publicação podem ser obtidos no site da Fundação Heinrich Böll
- Caminhos para uma bioeconomia amazônica com impacto globalNesta entrevista o professor Jacques Marcovitch compartilha reflexões sobre o papel das universidades e instituições de Pesquisa e Inovação, no desenvolvimento de uma bioeconomia que responde às necessidades amazônicas



