
Este projeto visa compreender e medir o impacto de investimentos cruciais na Bioeconomia brasileira, um setor que utiliza a biodiversidade de forma sustentável para gerar valor e melhorar a vida das populações.
Qual é a Nossa Missão?
Nosso trabalho é intitulado “Avaliação Colaborativa do Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia do MCTI e seus impactos”. PPPP Fapesp 24/15303-3
Nós realizamos uma Avaliação dos resultados e impactos dos projetos que foram fomentados pelo “Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia MCTI”. Este programa é uma ação desenvolvida pela COBIO/MCTI (Coordenação de Programas e Projetos em Bioeconomia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), que, desde 2016, trabalha para fortalecer os setores da bioeconomia brasileira sobre bases sustentáveis e circulares.
Em essência, avaliamos como o fomento à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação estão conseguindo promover, agregar e reter valor nas cadeias produtivas oriundas da biodiversidade brasileira.
Por Que Isso é Importante?
O foco da nossa avaliação não é apenas econômico, mas também social e ambiental. Buscamos verificar se os projetos estão alcançando seus objetivos de:
- Garantir a sustentabilidade das cadeias produtivas.
- Melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das populações que dependem desses recursos, como as Comunidades extrativistas.
Ao analisarmos os impactos, subsidiamos a formulação de Políticas Públicas em Bioeconomia e a definição de estratégias futuras para o desenvolvimento científico e tecnológico do País.
Nossos Focos de Estudo
Para realizar esta avaliação, trabalhamos com conceitos essenciais, incluindo:
- Bioeconomia
- Biomas brasileiros
- Cadeias Produtivas e sóciobiodiversidade
- Comunidades extrativistas
- Desenvolvimento de Indicadores de Impacto
Quem Está Realizando o Projeto?
Participam deste projeto o Grupo de pesquisa de Bioeconomia da Amazônia sediado na FEA-USP e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de sua Coordenação de Programas e Projetos em Bioeconomia, COBIO. O projeto é classificado como Auxílio à Pesquisa em Políticas Públicas, é financiado pela FAPESP.
- Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).
- Equipe: Contamos com pesquisadores associados de diversas áreas, biologia, administração, bioquímica, agronomia, ciências sociais.
- Vigência: O projeto tem início em 1º de outubro de 2025 e se estende até 30 de setembro de 2028.
Equipe de Pesquisa
A avaliação é conduzida por uma equipe multidisciplinar, composta por pesquisadores da USP e associados, com expertise nas áreas de bioeconomia, biomas brasileiros, sóciobiodiversidade e desenvolvimento de Indicadores de Impacto.
Coordenação
- Jacques Marcovitch e Maria Sylvia M. Saes
FEA-USP - Bruno Prosdoscimi Nunes – COBIO/MCTI
Pesquisadores Associados
- Adalberto Luis Val – INPA
- Elis Regina Monte Feitosa – USP
- Flora Bittencourt Lima – Instituto Peabiru
- José Augusto Lacerda Fernandes – UFPA
- Leandro Simões Pongeluppe – U. of Pennsylvania
- Lucas Xavier Trindade – UESC/BA
- Maria Beatriz Machado Bonacelli – Unicamp
- Nathalia Cristina Costa do Nascimento – ESALQ-USP
- Peter Poschen-Eiche – U. Freiburg
- Tomas Reis Rosenfeld – FEA-USP
- Vera Lucia Imperatriz-Fonseca – IB-USP