Seminários

Pagamentos por serviços ambientais na Amazônia

III Workshop de Bioeconomia
(Seminário pelo zoom)
Quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Sobre o Workshop

O Workshop PSA e as comunidades locais apresenta e discute um quadro de referência para o estudo das políticas de pagamento por serviços ambientais em diferentes escalas na Amazonia junto a comunidades, associações e cooperativas. Em complemento, a um quadro de referência conceitual e da legislação em vigor, são apresentados e discutidos casos de governança do uso do capital natural. Uma governança que almeja a consolidação das cadeias de valor dos serviços ecossistêmicos para criar condições favoráveis para os investimentos públicos e privados que levem ao fortalecimento das comunidades locais.

Dia 21 de setembro
quarta-feira

Primeira parte

8h45 – 9h00 Abertura

• Maria Sylvia M Saes, USP
  • Jacques Marcovitch, USP
  • Adalberto Val, INPA

9h00-10h30 Pagamentos de serviços ambientais: um quadro de referência

• Patrícia G C RuggieroCV | Slides
    Pesquisa a efetividade de mecanismos de incentivo à conservação da biodiversidade e promoção dos serviços ambientais, Pós Doutoranda no Departamento de Economia da FEA/USP
  • Carlos A KlinkCV | Slides
    Coordenador de ações com parceiros estratégicos para a melhoria do ambiente de negócios e práticas sustentáveis. Secretário Executivo do MMA e Secretário Nacional para Mudança do Clima ( 2012/2016). Professor de Ecologia na Universidade de Brasília (unb).
  • Bráulio de Souza DiasCV | Slides
    Diretor-presidente do Fundação Pró-Natureza. Secretário Executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (2012-2017) Professor de Ecologia na UnB.

Segunda parte

10h45- 12h00 Casos em Pagamentos de Serviços Ambientais na Amazonia

• Chocolate De Mendes Slides
    Stefano Arnhold, Presidente da CBKK Celo de Bonstato Kaj Konservado para o bem-estar das comunidades e conservação da natureza
  • Bolsa FlorestaSlides
    Lívio Miles Silva-Müller, pesquisador do projeto Elites & Desigualdade, Albert Hirschman Center on Democracy, IHEID Genebra
  • Reserva Rio CautárioSlides
    Charles William Cookson, advogado com experiencia em gestão de investimentos para a conservação e recuperação de florestas naturais.
  • Ecomapuá REDD+Slides
    Lucas Ferrari, analista de Infraestrutura na Garín Investimentos
  • Comentários de Ana Cláudia Torres Gonçalves, Programa de Manejo de Pesca do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

12h15 – 12h30 Síntese, conclusões e recomendações

Realização: Projeto Bioeconomia FEA/USP/FAPESP e INPA/FAPEAM. Processo FAPESP 2020/08886-1

E-mail: mudarfuturo@usp.br

Missão do Projeto Bioeconomia:  Ampliar a compreensão de questões relativas às cadeias de valor com base na biodiversidade. Identificar fatores críticos para elevar a sustentabilidade das cadeias de valor no estado do Amazonas, com alto potencial de consumo no estado de São Paulo. Iniciativa que almeja ações que promovam nas comunidades produtoras a geração de emprego, renda, benefícios e bem-estar.