Categorias
Cacau

Agronegócio do Cacau: Produção, Transformação e Oportunidades

Estudo realizado pela Fiesp, com apoio de Aipc – Associacao Nacional Das Industrias Processadoras De Cacau e ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas

Estudo “Agronegócio do Cacau: Produção, Transformação e Oportunidades” realizado pela Fiesp, com apoio de Aipc – Associacao Nacional Das Industrias Processadoras De Cacau e ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, lançado em 28 de agosto, mostra os resultados de desempenho de todos os elos da cadeia produtiva, através de gráficos e análises baseadas em dados recentes. O estudo, que pode ser acessado na íntegra também apresenta os desafios atuais enfrentados pelos produtores e indústrias, e as diversas oportunidades existentes no mercado interno.


O Departamento do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo realizou este trabalho minucioso de compilação, sistematização, organização e cruzamento de diferentes dados estatísticos dispersos, de fontes públicas e privadas, internas e estrangeiras, com o intuito de contribuir com essa proeminente cadeia produtiva do agronegócio, com relevante base industrial instalada no Brasil e com potencial de crescimento.

Foram consultadas bases de dados e pesquisas analíticas de fontes oficiais e públicas, com destaque para o Censo Agropecuário, Produção Agrícola Municipal (PAM), o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) e a Pesquisa Industrial Anual (PIA), todas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o comércio internacional, sob a ótica brasileira, usamos os números da Comex Stat.

O consumo interno brasileiro foi observado a partir da equação da produção somada a importação, subtraída a exportação. No caso da distribuição do consumo por categoria de produtos adotamos as informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF, do IBGE, que foram sistematizadas e fornecidas pela área de Inteligência de mercado do Departamento de Competitividade e Tecnologia (Decomtec-Fiesp), que nos permitiu analisar as informações mais recentes sobre o perfil do consumo de chocolates no varejo pelos brasileiros, em valor do dispêndio.

Também adotamos dados do setor privado, como os da Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) e da Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Amendoim e Balas (ABICAB).

Base de dados e pesquisas internacionais também foram utilizadas, com destaque para a base da International Cocoa Organization (ICCO), do Banco Mundial, FAOSTAT e Trade Map. Outras fontes de dados foram utilizadas para a execução deste estudo setorial, todas devidamente citadas.

Além disso, foram consultados especialistas dos setores privado e público que atuam nos diferentes segmentos da cadeia produtiva, com o objetivo de refinar o entendimento das estatísticas oficiais e da dinâmica desse importante segmento industrial. Nesta etapa houve contato e reuniões com representantes de indústrias e entidades de classe do setor produtivo, dentre outros. Também foram realizadas consultas a trabalhos publicados, tanto brasileiros como estrangeiros.

Este estudo tem por objetivo analisar a complexidade e relevância desse setor, que se estende da produção agrícola, ao processamento industrial dos produtos e aos serviços envolvidos na cadeia até chegar na mesa do consumidor. Esse fator é de extrema importância: cada elo da cadeia produtiva é vital para o sucesso do setor como um todo. Quanto mais integrados e engajados estiverem, maiores as chances de melhora na produtividade da cadeia e o seu crescimento. Por outro lado, a inobservância dessas variáveis em cada segmento pode causar prejuízos econômicos e sociais com impacto em todo o processo produtivo.

Pretende-se também trazer luz às informações que são imprescindíveis para pautar o planejamento e a implementação de estratégias públicas e privadas dirigidas ao setor, com a perspectiva de agregação de valor e de fortalecimento da cadeia produtiva.

Portanto, de promoção do desenvolvimento econômico. Nesse contexto serão apresentados os principais resultados referentes à cadeia produtiva brasileira. A fim de identificar mudanças estruturais, priorizou-se a avaliação no horizonte temporal de dez anos ou mais.

A primeira parte do trabalho cobre as propriedades agrícolas produtoras de cacau, com indicação de área plantada, produtividade e o desempenho da produção, com a análise de diversas variáveis no tempo. Nesta etapa, identificou-se nas estatísticas oficiais importante diferença entre os volumes produzidos e os consumidos no Brasil.

Na fase seguinte, avaliou-se a dinâmica dos mercados de processamento do cacau e o da fabricação dos produtos de chocolate. Este estudo procura ainda contribuir com a contínua busca de aprimoramento desses elos produtivos, que apresentam grande oportunidade de crescimento no mercado brasileiro, com geração de emprego, renda e desenvolvimento socioeconômico.