
Cadeias de valor com base na biodiversidade para geração de emprego e renda nos estados do Amazonas e São Paulo
O objetivo da pesquisa é identificar fatores críticos para elevar a competitividade de cadeias produtivas com base na biodiversidade no Estado do Amazonas, com alto potencial de consumo no Estado de São Paulo.
Serão analisados localmente os componentes das cadeias produtivas e identificados os fatores inibidores e propulsores de elevado desempenho para propor soluçõesque respondam aos problemas identificados.
O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva-exploratória, e se fundamenta nos princípios de pesquisa-ação. O método utilizado será o estudo de caso múltiplos, considerando quatro unidades de análise – as cadeias do pirarucu, açaí, cacau e castanha do Brasil.
Ao término da pesquisa, serão priorizadas recomendações de políticas públicas nas esferas da geração de empregos e renda, da segurança alimentar e da educação para a cidadania. O conhecimento construído, que inclui a prospectiva tecnológica, será disseminado por meio de conteúdos impressos (livro e artigos) e digitais (site e vídeos).
A sistematização dos casos permitirá a identificação de práticas empresariais atuais e inovadoras, para a proposição de modelos replicáveis em outras cadeias setoriais.
Estes modelos incluirão métricas de monitoramento da governança nos componentes das cadeias produtivas e sua articulação.
Com o intuito de obter resultados e gerar impactos, os agentes de entidades privadas e públicas serão engajados desde o início dos estudos por intermédio de um conselho de orientação, no delineamento, realização, disseminação e monitoramento dos resultados empíricos.
Workshop de Bioeconomia
USP/FAPESP – INPA/FAPEAM
Os Workshops de Bioeconomia são uma iniciativa que busca analisar os componentes das cadeias de valor e identificar os fatores inibidores e propulsores em prol da sustentabilidade e competitividade, além de propor ações que promovam a geração de emprego, renda e bem-estar.
III Workshop
Os pagamentos por serviços ambientais beneficiam as comunidades locais?
21 de setembro de 2022
II Workshop
Bioeconomia e cadeias de valor
Fevereiro de 2022
I Workshop
Prioridades para o estudo de Bioeconomia
Agosto de 2021
Curso
Governança Ambiental: Bioeconomia na Amazônia
Programa de Pós-graduação em Administração – FEA/USP Coletânea de conteúdos da Disciplina EAD 5978: Governança Ambiental: Bioeconomia na Amazônia
Destaques
- Degradação da Amazônia cresce 163% em dois anos, enquanto desmatamento cai 54% no mesmo período‘Saldo negativo’ da proteção do bioma registrado entre 2022 e 2024 pode comprometer metas internacionais do Brasil, alertam pesquisadores do Inpe e colaboradores na revista Global Change Biology
- The Açaí Value Chain: Articulation and Access to BenefitsArticle by Flora Bittencourt • Manoel Potiguar • Thiara Fernandes. This chapter originally appeared in Portuguese in the book Bioeconomia para quem? Bases para um desenvolvimento sustentável na Amazônia”, edited by Jacques Marcovitch and Adalberto Val (Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, 2024
- Atlas da Amazônia BrasileiraInformações e Downloads da publicação podem ser obtidos no site da Fundação Heinrich Böll
- Caminhos para uma bioeconomia amazônica com impacto globalNesta entrevista o professor Jacques Marcovitch compartilha reflexões sobre o papel das universidades e instituições de Pesquisa e Inovação, no desenvolvimento de uma bioeconomia que responde às necessidades amazônicas
- Índice Multicritério de Sustentabilidade na ResEx Chico Mendes, Acre – BrasilO artigo avalia a sustentabilidade teritorial com base no conceito de Carbono Social e na Análise Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA). O diagnóstico de sustentabilidade baseou-se em cinco critérios: governança, ambiental, social, econômico e agronômico; os quais foram hierarquizados e ponderados através de conferências de decisão junto aos atores sociais, gerando o Índice Multicritério… Leia mais: Índice Multicritério de Sustentabilidade na ResEx Chico Mendes, Acre – Brasil
Realização

Participação

Agências financiadoras
