
Cadeias de Valor da Bioeconomia da Amazônia
20/08886-1 – INPA / USP – Fapesp / CNPq – Cadeias produtivas com base na biodiversidade para geração de emprego e renda nos estados do Amazonas e São Paulo (bv-fapesp ↗)
Cadeias de valor
Açaí
- Entrevista com Carlos Teles
- The Açaí Value Chain: Articulation and Access to Benefits
- Demanda global por açaí recomenda estudo de impactos na Amazônia
- A cadeia produtiva do açaí em tempos recentes
- Nova agroindústria atua em rios da Amazônia e leva mais renda para comerciantes de açaí
Pirarucu
Objetivo da pesquisa
O objetivo da pesquisa é identificar fatores críticos para elevar a competitividade de cadeias produtivas com base na biodiversidade no Estado do Amazonas, com alto potencial de consumo no Estado de São Paulo.
Analizando localmente os componentes das cadeias produtivas e identificados os fatores inibidores e propulsores de elevado desempenho para propor soluções que respondam aos problemas identificados.

O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva-exploratória, e se fundamenta nos princípios de pesquisa-ação. O método utilizado será o estudo de caso múltiplos, considerando quatro unidades de análise – as cadeias do pirarucu, açaí, cacau e castanha do Brasil.
Ao término da pesquisa, serão priorizadas recomendações de políticas públicas nas esferas da geração de empregos e renda, da segurança alimentar e da educação para a cidadania. O conhecimento construído, que inclui a prospectiva tecnológica, será disseminado por meio de conteúdos impressos (livro e artigos) e digitais (site e vídeos).
A sistematização dos casos permitirá a identificação de práticas empresariais atuais e inovadoras, para a proposição de modelos replicáveis em outras cadeias setoriais.
Estes modelos incluirão métricas de monitoramento da governança nos componentes das cadeias produtivas e sua articulação.
Com o intuito de obter resultados e gerar impactos, os agentes de entidades privadas e públicas serão engajados desde o início dos estudos por intermédio de um conselho de orientação, no delineamento, realização, disseminação e monitoramento dos resultados empíricos.
Equipe
Coordenadores
Adalberto Luis Val – INPA
Jacques Marcovitch – FEA-USP
Conselho do projeto
José Augusto Lacerda Fernandes – UFPA
Vera Lucia Imperatriz-Fonseca – IB/USP
Maria Sylvia Macchione Saes – FEA-USP
João Carlos de Souza Meirelles Filho – Peabiru
Pesquisadores
Ana Carolina Mendes dos Santos – MMA
Anderson Roberto Pires e Silva – UFPA
Camila Maia da Silva – IB/USP
Elis Regina Monte Feitosa – FEA-USP
Flora Bittencourt Lima – Peabiru
Hermógenes José Sá de Oliveira – Peabiru
Isabela Miranda Litaiff – INPA
Lucas Xavier Trindade – UESC-BA
Manoel Rodrigues Silva Potiguar – Peabiru
Mário Vasconcellos Sobrinho – UFPA
Tomas Reis Rosenfeld – University of Freiburg
Publicações
Bioeconomia Para Quem?: Bases para um Desenvolvimento Sustentável na Amazônia

A argumentação desta obra já se inicia no título, com a veemente e bem-vinda pergunta: Bioeconomia Para Quem? As respostas desdobram-se em doze robustos ensaios produzidos por trinta e dois autores de instituições acadêmicas e de pesquisa sediadas no Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. A bioeconomia é um conhecimento abrangente e com ramificações múltiplas. Algumas constam desta obra coletiva, cada qual tratada em ensaio específico.
