Mês: abril 2021
-
Cooperativa Mista de Tomé-Açu
O cacau agroflorestal de Tomé-Açu no Pará representa o único produto do Estado com selo de Indicação Geográfica (IG) desenvolvido com o propósito de diferenciar o produto através da valorização da cultura, biodiversidade e economia da região. Para mais informações consulte a página institucional da IG cacau Tomé-Açu Fundada em 1949, a Cooperativa mista de Tomé-Açu no Pará,…
-
GCCRC. Genomics for climate change
Muitas plantas, animais e microrganismos têm estratégias únicas de sobrevivência em determinados ambientes que podem, por exemplo, ajudar a desenvolver variedades agrícolas resistentes às alterações ambientais. Conheça o trabalho do GCCRC, Genomics for climate change, que propõe estudar características genéticas para melhoramento de cultivares para o enfrentamento dos desafios de segurança alimentar das próximas décadas,…
-
ValueLinks Manual – The Methodology of Value Chain Promotion
Produzido pela GIZ. Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit, esse manual apresenta uma metodologia para promover cadeias de valor visando melhorar as condições de emprego e renda.
-
Guia Metodológico de Implementação das Oficinas de Promoção de Cadeias de Valor
Guia Metodológico de implementação de Oficinas de Promoção de Cadeias de Valor é um instrumento básico que permite à instituição facilitadora aplicar a metodologia Value Links nas Cadeias selecionadas para o fomento.
-

Oportunidades para Exportação de Produtos Compatíveis com a Floresta na Amazônia Brasileira
Esse documento elaborado pela iniciativa Amazônia 2030 apresenta um estudo de potencial de exportação, utilizando como referência o conceito de produtos compatíveis com a floresta.
-
Estudo das Cadeias da Bioeconomia: Proposta de metodologia
Apresentação de proposta metodológica para o estudo de cadeias de valor. Apresentada em 12 de abril de 2021 pela Professora Maria Sylvia Saes.
-
Amazônia: Tecnologia, desenvolvimento e sustentabilidade
Palestra de Adalberto Luiz Val. Seminário oferecido pela Fapesp e ILP, convidou especialistas que apresentaram as diversas abordagens da ciência para a compreensão dos desafios da região.
-

A cadeia do cacau na amazônia
O pesquisador Lucas Xavier apresenta elementos para um estudo sobre da cadeia produtiva do cacau na Amazônia. As diferenças em termos de produtividade e arranjos socioambientais que viabilizam a produção em regime agroflorestal devem considerar a infraestrutura e as peculiaridades culturais da região amazônica.