Mês: julho 2023
-
Lacunas de pesquisas ecológicas no território da Amazônia brasileira
Karina Ninni | Agência FAPESP – Existem áreas pouco investigadas cientificamente na Amazônia brasileira, por diversos motivos. Um artigo publicado na revista Current Biology por cientistas do mundo todo reunidos no Consórcio Synergize revela não só as áreas, mas também os fatores que determinam esses gaps de investigação ecológica, abrindo possibilidades para orientar pontualmente o…
-

Amazônia e bioeconomia: Oportunidades e desafios para o desenvolvimento sustentável
A bioeconomia apresenta oportunidades e desafios significativos para o desenvolvimento sustentável do Brasil e do mundo. No Brasil, a região amazônica, por exemplo, abriga uma rica biodiversidade, recursos naturais valiosos e comunidades tradicionais, oferecendo um imenso potencial para a criação de uma economia baseada na utilização sustentável de seus recursos. As oportunidades para o desenvolvimento…
-

Amazônia e negócios: Perspectivas e práticas para uma postura consciente
Entrevista com Bruno Aranha para a Série de podcasts conecta do IBGC
-
Meliponicultura, uma alternativa sustentável para comunidades da Amazônia
A biologia de abelhas sem ferrão, uso e conservação fizeram parte da formação acadêmica do autor deste livro sobre a criação de abelhas sem ferrão, também conhecida como meliponicultura, abordada como uma alternativa sustentável para comunidades da Amazônia. A meliponicultura pode ser uma atividade transformadora e multidisciplinar, e assim foi construído esse livro. O foco na…
-
Método e indicadores para a bioeconomia inclusiva na Amazônia
Artigo publicado no Journal Sustainability defende que a bioeconomia deve incentivar atividades econômicas que preservem a biodiversidade e fortaleçam as comunidades locais, promovendo seu bem-estar e diversidade cultural. Seus autores, pesquisadores associados ao Projeto Bioeconomia, propõem um método e indicadores de avaliação. Para uma validação inicial da abordagem, o método foi aplicado à cadeia de valor do pirarucu…